top of page

Qual a diferença do sistema on grid e off grid?

Há dois tipos de sistemas de energia solar: on grid e off grid. Ainda que ambos tenham o mesmo propósito de gerar energia solar, cada um tem suas especificações e é adequado para cenários diferentes. Entenda melhor a seguir:

 

Sistema on grid

No on grid, cujo nome vem do inglês e significa “na rede”, o imóvel onde o sistema está instalado permanece conectado à rede pública de distribuição de energia elétrica. O que é captado do sol e convertido em eletricidade é usado pelo próprio imóvel e o que sobra é entregue à concessionária, que concede créditos ao consumidor.

Essa operação é muito prática e útil sobretudo para sistemas geradores instalados em áreas urbanas ou com fácil acesso à distribuição. Ela é a responsável por baratear os custos periódicos com energia elétrica porque os créditos gerados podem ser convertidos em descontos que poderão ser utilizados em até 60 meses.

A dinâmica também é vantajosa para quem tem mais de um imóvel. Por exemplo: uma pessoa tem uma casa no centro da cidade e um apartamento em outro bairro, mais afastado. Se o que ele produz de energia fotovoltaica na casa do centro supre as necessidades e ainda sobra, os kilowatts (kW) excedentes podem abater parte (ou tudo) do valor da conta do apartamento.

Por outro lado, caso a irradiação solar captada seja insuficiente para atender à demanda da casa, a rede pública abastece com o que faltar — e isso também ajuda a reduzir o valor da conta. Como está sempre ligado, o fluxo energético é contínuo e essa dinâmica é automática.

Saiba mais: Assista ao vídeo sobre qual a diferença do sistema  on grid e off grid

Sistema off grid

Já no caso do sistema off grid, a situação é diferente. O imóvel onde a energia fotovoltaica é gerada está “fora da rede”, ou seja, opera de forma autônoma e sem integração à rede pública. Ele é totalmente autônomo e ideal para: produtos/soluções, áreas rurais ou distantes de regiões com rede elétrica estabelecida.

A energia produzida em sistemas off grid é armazenada em baterias para garantir o fornecimento em períodos sem sol ou durante a noite. A quantidade de baterias está atrelada à quantidade de cargas e ao tempo de autonomia desejado para o sistema. 

Por outro lado, essa modalidade não dá desconto na conta de energia, justamente por não haver abastecimento por parte da concessionária pública. A vantagem é a autonomia energética, em poder gerar e armazenar para alimentar qualquer tipo de produto/solução, independente do quão distante ou isolada seja a carga a ser alimentada.

(texto explicativo retirado do site:https://blog.intelbras.com.br/diferencas-entre-os-sistemas-on-grid-e-off-grid-de-energia-solar/?gclid=EAIaIQobChMIjJHuypWn-gIV4RPUAR0XyAnvEAAYASAAEgLD8PD_BwE)

©2018 by Rossatto - Metal, Segurança e Praticidade. criado Wix.com por Plr®💯

bottom of page